Um diamante de 101,27 quilates - do tamanho de uma bola de pingue-pongue - foi vendido em um leilão em Hong Kong nesta quarta-feira (28) por mais de US$ 6 milhões.
A pedra é o maior diamante incolor a aparecer em um leilão em 18 anos, segundo a casa de leilões Christie's.
Colocado em uma tiara, o diamante é um de apenas quatro diamantes incolores com mais de 100 quilates colocados à venda e foi o maior já vendido na Ásia.
O leilão foi a maior venda de jóia já realizada pela Christie's em termos de valor. No total, mais de US$ 60,1 milhões em jóias foram vendidas no evento.
Alvoroço
A Christie's disse que o aparecimento da pedra no mercado "criou um alvoroço".
O diamante foi colocado à venda por um indíviduo anônimo e obtido por um comprador de Hong Kong que participava de um leilão pela primeira vez e fez o lance pelo telefone.
O novo dono terá o direito de dar um nome ao diamante.
François Curiel, diretor internacional da Christie's e leiloeiro do evento, disse que as pessoas presentes ficaram "pasmas" com os altos preços.
"As pessoas olhavam de um lado para o outro. Estávamos quebrando recordes mundiais o tempo todo", disse Curiel. "Ninguém conseguia acreditar."
A pedra, sem falhas internamente, foi tirada de um diamante bruto de 460 quilates e tem 92 facetas.
O diamante foi encontrado na maior mina da África do Sul, chamada de Premier Mine, onde o maior diamante bruto do mundo - o Cullinan - também foi encontrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário